IFCE e IFMA recebem avaliadores do projeto Empreendedorismo Inovador 

Nos dias 13 e 14 de maio, João Paulo do Carmo, coordenador geral do Empreendedorismo Inovador, visitou dois projetos no nordeste, selecionados pelo Edital 109/2022 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC). A visita teve como objetivo avaliar in loco as tecnologias desenvolvidas por alunos e professores dos campi.

O primeiro projeto avaliado foi do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Pecém, intitulado “Middleware e hardware para sensoriamento de resíduos industriais”. Este projeto é coordenado pelo professor Michael Santos Duarte, que possui vasta experiência na condução de projetos de pesquisa, desenvolvimento, extensão e inovação. Seu principal objetivo é o gerenciamento eficiente e eficaz dos resíduos industriais, reaproveitando-os no processo produtivo, vendendo-os como produtos secundários e controlando e otimizando a logística de destinação.

Além de João Paulo, a avaliação contou com a participação de Adriano Borges, coordenador de atração de empreendimentos industriais na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE). Adriano possui amplo conhecimento em inovação, empreendedorismo e áreas afins. Segundo ele, os alunos dos cursos de tecnologia do campus que participam do projeto estão engajados na solução do problema identificado. Eles estão próximos de testar um MVP em uma empresa do Complexo do Pecém.

Ele ainda destacou que há condições objetivas para que deste projeto surja uma startup ou spin-off com potencial de escalabilidade. Isso se deve à capacidade do projeto em resolver as dores dos clientes, às parcerias estabelecidas e ao ambiente favorável onde os trabalhos estão sendo realizados.

O segundo projeto avaliado neste ciclo foi o “BilroArte: um aplicativo gamificado para comercializar a produção artesanal de rendas de Bilro da comunidade de rendeiras do município de Raposa – MA”. O BilroArte é uma iniciativa do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Monte Castelo, coordenado pela professora Eveline de Jesus Viana Sá, que possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, Engenharia de Software, Jogos Educacionais e Interação Humano-Computador.

Para avaliar este projeto esteve presente o avaliador Eduardo Braga Costa Santos, professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Pará e pesquisador. 

As visitas aos dois institutos fazem parte do ciclo de avaliações do edital 109/2022. Além disso, são uma oportunidade valiosa para ouvir alunos e professores, bem como para trocar experiências. Este processo de avaliação reflete o compromisso da equipe executora com a inovação e o empreendedorismo, impulsionando projetos com potencial para transformar ideias em negócios escaláveis.

Fotos da visita ao Ressource – IFCE:

Fotos da visita ao BilroArte – IFMA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *