Entre os dias 26 e 28 de novembro de 2024, a Arena BRB – Estádio Mané Garrincha, em Brasília/DF, sediou a 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O evento reuniu iniciativas inovadoras e inspiradoras de todo o Brasil, destacando a importância da educação profissional e tecnológica para o desenvolvimento do país.
Com o objetivo de ampliar o reconhecimento social e a atratividade dessa modalidade de ensino, a SNEPT promoveu integração, competições, debates e o intercâmbio de ideias, projetos e pesquisas. Este ano, o evento teve como tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”, conectando milhares de participantes por meio de uma programação diversificada, que ofereceu a oportunidade de se envolverem em encontros, mesas de debate, palestras, oficinas, mostra tecnológica e apresentações culturais, criando um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências.
Entre os destaques, mais de 400 projetos de 56 instituições de educação profissional e tecnológica foram selecionados para exposição, representando redes federais, estaduais, privadas e serviços nacionais de aprendizagem como Senai, Senac e Sest/Senat.
Neste ano, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) marcou presença com a participação de servidores e bolsistas da instituição, incluindo João Paulo do Carmo, diretor da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e coordenador do projeto Empreendedorismo Inovador da Setec. Esse projeto apoia o desenvolvimento de iniciativas de inovação e empreendedorismo na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em parceria com o Ifes e a Facto.
Durante o evento, docentes responsáveis por tecnologias inovadoras apoiadas pela Setec participaram do painel “Práticas de Sucesso de Empreendedorismo Inovador na Rede Federal”, conduzido por Fábio de Medeiros Souza, ex-diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Setec. Entre os projetos apresentados, destacaram-se: Sistema de Posicionamento para Radioterapia Mamária em Decúbito Ventral, coordenado pelo professor Wagner Leite de Araújo (IFNMG); ForestCloud, coordenado pelo professor Alexandre dos Santos (IFMT); ElectrosFI, coordenado pelo professor Carlos Henrique da Silva Santos (IFSP); Monstack – Monitoramento e Gestão de Sistemas de Energia, coordenado pelo professor Bruno Albuquerque Dias (IFPE); e eUsably, coordenado pelo professor Rodrigo Balbinot Reis (IFSC).
Esses coordenadores destacaram os impactos positivos de seus projetos nas comunidades acadêmicas, evidenciando como o empreendedorismo no ambiente educacional pode transformar ideias em soluções aplicáveis e criar oportunidades únicas para os alunos enfrentarem os desafios do mercado.
Para João Paulo, coordenador geral do projeto Empreendedorismo Inovador, a educação profissional e tecnológica se configura como um motor de transformação social e econômica. De modo geral, as ações do Empreendedorismo Inovador evidenciou as instituições federais como agentes de mudança, promovendo uma educação alinhada às demandas contemporâneas e ao desenvolvimento sustentável do Brasil.
Ele também ressaltou que a participação em eventos como esse traz uma nova perspectiva sobre a importância do papel das instituições de ensino na formação de cidadãos e profissionais preparados para os desafios do futuro.


