Projetos do Empreendedorismo Inovador marcam presença no evento da Setec/MEC, em Brasília

Aconteceu na última semana, entre os dias 18 e 20 de outubro, o I Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT). O evento fez parte da programação da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, organizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), realizada entre 16 e 22 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), juntamente com a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

Com o objetivo principal de fomentar a disseminação e o aprofundamento do conhecimento do público em relação à modalidade de ensino profissional e tecnológico, a programação do evento abrangeu uma diversidade de atividades, incluindo seminários informativos, exposições – com aproximadamente 280 projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições de ensino –, além de oficinas e apresentações culturais. 

O tema desta edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica foi “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”. A fim de criar novas perspectivas para o compartilhamento de informações e conhecimentos científicos, esse tema também busca promover mudanças sociais, concentrando-se na relação entre o futuro e a educação profissional e tecnológica. 

Na ocasião, estiveram presentes cinco projetos do Empreendedorismo Inovador, contemplados no Edital 109/2022 da Setec/MEC: Óculos sensoriais para cegos – Plataforma Synesthesia Vision, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); Adaptação de equipamentos convencionais do setor industrial metalmecânico para atender à Indústria 4.0, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul); Estudo de captação de água de orvalho: desenvolvimento de protótipos de distintas superfícies condensadoras, do Instituto Federal do Paraná (IFPR); Ceres: sistema para irrigação inteligente de baixo custo, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); e o projeto Monstack: monitoramento e gestão de sistema de energia, também do IFPE. 

Durante a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), esses projetos não apenas apresentaram suas ideias inovadoras ao público, mas também estabeleceram diálogos construtivos com as autoridades presentes, contando, inclusive, com a ilustre visita do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira. Ao longo do evento, além de se dedicarem à criação de novas conexões, os participantes também se empenharam em compartilhar conhecimentos valiosos. 

Vale ressaltar também que dois projetos que foram selecionados no Edital 05/2020 da Setec, concluído no final de 2022, já deram origem a startups e se destacam como verdadeiros cases de sucesso. Por esse motivo, foram convidados pela equipe de coordenação do Empreendedorismo Inovador para compartilharem no evento suas realizações e lições aprendidas, em uma mesa-redonda realizada no dia 20, no palco InovEPT. 

Os protagonistas desses feitos notáveis ​​são Saulo Luis Capim e Otílio Paulo Neto. Saulo é professor do Instituto Federal Baiano (IFBaiano) e também atua como sócio da startup Cicatribio Vet, que se dedica ao desenvolvimento de um gel cicatrizante para ajudar no tratamento de feridas em animais. Otílio é docente do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e desempenhou um papel fundamental na criação do projeto Op-Image Viewer, que desenvolveu um equipamento projetado para auxiliar profissionais da medicina no tratamento do câncer de mama. 

Ainda estiveram presentes no I InovEPT e na 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica o coordenador geral do projeto Empreendedorismo Inovador, João Paulo do Carmo, servidor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que é a instituição executora do projeto, o coordenador adjunto, Guilherme Fiorot, também do Ifes, e os bolsistas de gestão e comunicação. 

Em resumo, o evento foi um momento de muita troca, novas conexões e grandes resultados para a Rede Federal de ensino profissional e tecnológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *