Projeto 258

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE (IFSUL)

Claviculário Inteligente

Diante de problemas existentes em instituições de ensino, onde os claviculários convencionais apresentavam falhas no sistema de segurança, percebeu-se a necessidade de criar um novo sistema para gerenciar as chaves de acesso de forma dinâmica e eficiente. Sendo assim, foi desenvolvido o Claviculário Inteligente.

O sistema será conectado direto à internet, e pelo aplicativo do celular o usuário poderá requisitar a liberação de uma chave no servidor. Para isso, são verificadas as credenciais do usuário e as permissões necessárias para determinada chave. Dependendo do nível de acesso do usuário, a chave pode ser liberada ou não, também dependendo se uma pessoa com autorização suficiente agendou um período de retirada para 

uma pessoa específica (sem autorização em casos normais) naquele momento.

A abertura da caixa deverá ocorrer por meio de senha de acesso ou, eventualmente, leitor biométrico de impressão digital. Cada chave estará presa a um compartimento ou slot do claviculário, e o usuário, ao se autenticar, efetuará a liberação da porta principal de acesso.

Com a abertura da porta, todas as chaves ficarão visíveis, mas apenas as chaves que aquele usuário estiver habilitado a tirar estarão liberadas, ficando as demais travadas por dispositivo eletromecânico não acessível, de modo a não permitir retiradas não registradas.

Em casos de devolução, o usuário se autentica no claviculário, abre a porta principal, insere a chave a ser devolvida no slot correspondente (um LED com cor vermelha, por exemplo, poderia indicar os slots que correspondem às chaves que devem ser devolvidas por aquele usuário) e encosta a sua porta, travando-o novamente.