Projeto 54
INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO (IFMT)
O setor florestal brasileiro possui um grande potencial de contribuição para a construção da economia do país, além de ser considerado um segmento engajado com a sustentabilidade e com a inovação. Mas, apesar disso, o setor ainda enfrenta grandes desafios, como perdas na produção, ocasionadas por pragas, doenças, competição com plantas daninhas, ou seja, fatores decorrentes do manejo deficiente.
Sendo assim, para minimizar esses desafios, o projeto FORESTCLOUD desenvolveu uma plataforma digital, em nuvem, que, por meio da inteligência artificial, aplicada a imagens de satélite, realiza a proteção de florestas em tempo integral.
Com o uso dessa nova ferramenta, será possível realizar o monitoramento remoto contínuo da plantação, a predição do decaimento fotossintético e da desfolha, o mapeamento preciso do plantio feito por meio de drones, bem como a obtenção de relatórios de inteligência e infográficos detalhados.
Além disso, a FORESTCLOUD oferece outros benefícios, como rapidez e assertividade na detecção de pragas, redução no uso de defensivos químicos, diminuição de perdas na produção, ocasionadas por pragas, e ainda está em sintonia com os Objetivos Sustentáveis da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A proposta apresentada pelo projeto ainda não é utilizada, operacionalmente, no setor florestal brasileiro, mas objetiva a geração de valor econômico e a formação de pessoal qualificado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
Certificação
Em 2021, o projeto foi classificado em primeiro lugar entre as startups participantes do DemoDay, do UFV Forest Insight, realizado na Universidade Federal de Viçosa (MG), em parceria com as 20 empresas associadas à Sociedade de Investigações Florestais.
