Projeto 188

CENTROS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - CEFET-MG

Unidade piloto de reciclagem de vidros automotivos - Reciclavitra

O grande desenvolvimento tecnológico aumentou significativamente a produção de bens industrializados e o volume de recursos minerais explorados. Associado a essa grande expansão produtiva, houve um enorme aumento na quantidade de resíduos produzidos, fazendo com que milhões de toneladas de resíduos sejam geradas a cada dia em todo mundo, por isso a reciclagem é uma alternativa para minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte gradativo desses resíduos.

Sendo assim, a unidade piloto do projeto Reciclavitra tem como objetivo atuar no mercado de reciclagem, com enfoque em para-brisas automotivos, de forma que possa vender a matéria-prima produzida, para que o vidro e o polímero PVB sejam reinseridos nos ciclos de produção e consumo. O projeto tem como base desenvolver uma tecnologia de reciclagem do vidro automotivo, separando o vidro da película PVB, fazendo com que esses materiais estejam separados e disponíveis para diferentes áreas de aplicações industriais.

A solução está em fazer a reciclagem completa desse material, na economia circular do vidro, logo após o veículo ser descartado e desmontado. A planta de reciclagem automotiva foi criada no CEFETMG, com o intuito de reciclar todas as peças dos carros, iniciando-se, dessa forma, uma parceria entre empresas, unidades de desmonte e empresas reparadoras presentes no mercado atual.

Certificação

Em 2020, o grupo de estudantes do CEFET-MG conquistou o terceiro lugar na categoria Embalagens no Challenge 2020, um programa de aceleração de negócio de impacto, promovido pela empresa Baanko. Cinco alunos da Engenharia de Materiais apresentaram o projeto Reciclavitra. Eles foram auxiliados pela Nascente, incubadora de empresas do CEFET-MG, com mentoria da servidora técnico administrativa Silvana Alves.

Siga o projeto nas redes sociais