Projeto 146

INSTITUTO FEDERAL BAIANO (IFBA)

CicatribioSkin: Produção de formulações farmacêuticas a base do látex de mangaba (Hancornia speciosa) e desenvolvimento de aplicativo para acompanhamento e avaliação da cicatrização de ferimentos e úlceras cutâneas.

A tecnologia de produção com foco na indústria 4.0 objeto deste projeto será a produção sustentável de formulações farmacêuticas (Biomembranas, géis, emulsões, cremes, pomadas, loções, sprays ou outros veículos de aplicações tópicas) à base do látex de mangaba (Hancornia speciosa) e desenvolvimento de dispositivo tecnológico “software” por meio de um aplicativo disponível para instalação em smartphone ou tablet a ser chamado de CicatribioSkin capaz de acompanhar e avaliar o progresso da cicatrização de ferimentos e úlceras cutâneas na pele de pessoas.

A metodologia do projeto será dividida em três fases que poderão ocorrer concomitantemente: a primeira fase será a produção das formulações farmacêuticas oriundas do látex natural de mangaba à qual estará subdividida em 6 etapas, sendo elas: I. Coleta do látex natural de mangaba; II. Produção das formulações farmacêuticas em laboratório; III. Caracterização físico-química das formulações farmacêuticas produzidas; IV. Análises Microbiológicas e fungicidas das formulações farmacêuticas produzidas; V. Realização dos testes in vivo nas formulações farmacêuticas produzidas; VI. Realização de testes de estabilidade e irritabilidade dérmica nas formulações farmacêuticas produzidas.

A segunda fase, relativa ao desenvolvimento da solução computacional possui 3 etapas, sendo elas: I. Prospecção e aplicação das técnicas de Processamento Digital de Imagens, II. Integração de tecnologias e III. Prova de Conceito. Por fim, tem-se a última fase nomeada como Avaliação dos produtos desenvolvidos e Criação de Startup voltada a produção do CicatribioSkin. Portanto, este projeto pretende apresentar grandes relevâncias para as áreas da Economia 4.0, visto que de acordo com o plano metodológico o mesmo busca atuar desde a obtenção do insumo (látex de mangaba) com o produtor rural e a partir de uma pesquisa aplicada a qual já apresenta resultados de comprovação científica visa desenvolver, produzir e comercializar formulações farmacêuticas para auxiliar na cicatrização de ferimentos cutâneos a base de látex de mangaba em pessoas acometidas por tais lesões na pele, atrelando as mesmas a um dispositivo tecnológico que irá avaliar o avanço da cicatrização do ferimento.