Projeto 107

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS(IFAL)

CIMMEC – Centro Inteligente de Manutenção Mecânica

As empresas de médio e grande porte vivenciam há muito tempo um problema crônico com o setor de manutenção: muito gasto e pouca previsibilidade. Em outras palavras, as empresas costumam gastar bastante com manutenção para, ainda assim, trabalharem às cegas, sem saber ao menos uma estimativa do tempo que um equipamento poderá operar sem apresentar problemas.

Nesse sentido, este projeto denominado Centro Inteligente de Manutenção Mecânica (CIMMEC) tem como objetivo conceber uma bancada de manutenção inteligente, totalmente automatizada e repleta de sistemas de sensores e atuadores, além de uma Interface Homem Máquina (IHM), o que garantirá uma interação entre a bancada automatizada e o profissional que estará executando os devidos reparos de manutenção em um determinado equipamento.

Esse dispositivo não será utilizado para um maquinário específico, mas, sim, para qualquer equipamento que necessite de manutenção e/ou reparos, que passariam a ser feitos não apenas por um profissional e seu conhecimento técnico, mas com a assessoria dessa bancada inteligente. Assim, além de padronizar os sistemas de manutenção com a inserção de roteiros, o dispositivo teria a capacidade de processar e elaborar dados relativos à manutenabilidade e à confiabilidade do equipamento a ser reparado.

Desse modo, o CIMMEC é de extrema relevância no setor de Indústria 4.0, pois irá promover uma transformação no atual padrão da atividade de manutenção mecânica. Essa transformação se dará através da inserção de tecnologias digitais, sistemas automatizados e tratativas de dados sobre manutenção.

Com isso, a prática de manutenção será bem mais precisa e eficiente, o que repercutirá em uma redução significativa nos custos diretos, como imprevisibilidades, e nos custos indiretos, como paradas não planejadas na produção. Além do mais, com a implementação dessa bancada, a empresa não precisará se preocupar com a capacitação do pessoal da manutenção, pois a própria bancada irá instruir o mecânico e auxiliá-lo na tomada de decisões e em como proceder em cada etapa da manutenção/reparo dos equipamentos, por meio da Interação Homem Máquina (IHM), dispensando um elevado nível prévio de experiência profissional e vivência na área da mecânica para poder fazer os reparos necessários nos equipamentos.

O CIMMEC tem como principal mercado o setor da indústria de transformação (que corresponde a 22% da economia nacional). No entanto, se estende a qualquer setor que se utilize de manutenção mecânica em seus procedimentos internos.

Conheça o portfólio Cimmec, clicando no botão ao lado:

Siga o projeto nas redes sociais