Projeto 263

INSTITUTO FEDERAL Fluminense (IFF) ​

Sistema de gerenciamento energético de embarcações movidas a energia fotovoltaica.

O uso da energia solar fotovoltaica está em constante crescimento. Diante disso, o projeto “Sistema de gerenciamento energético de embarcações movidas a energia fotovoltaica”, tem como principal objetivo o desenvolvimento de um software capaz de gerenciar o consumo e a disponibilidade de recursos energéticos em embarcações movidas a energia elétrica, especialmente aquelas que utilizam sistemas fotovoltaicos como fonte de energia. O propósito fundamental é proporcionar aos usuários uma melhor otimização de seus equipamentos em termos de autonomia e segurança.

A equipe responsável por este projeto é altamente qualificada e tem experiência em trabalhos colaborativos. Eles fazem parte da Extensão do Instituto Federal Fluminense campus, Campos Centro e também participam do Desafio Solar Brasil, um rali anual de barcos movidos a energia solar fotovoltaica. O projeto é de grande relevância para a Indústria 4.0, pois a tecnologia desenvolvida permitirá o monitoramento e previsão em tempo real de diversas variáveis relacionadas ao consumo de energia em embarcações. Isso, por sua vez, ajudará os pilotos em suas decisões de navegação e aumentará a segurança daqueles que utilizam embarcações movidas a energia elétrica, reduzindo os riscos de perda de propulsão.

Espera-se que, por meio desse tipo de gerenciamento, a utilização de energia elétrica em embarcações de lazer, pesca e indústria, principalmente quando combinada com energia fotovoltaica, se torne mais viável, proporcionando benefícios para o meio ambiente. O trabalho consistirá na análise das variáveis necessárias para o desenvolvimento do produto que alimentará o sistema de sensoriamento e telemetria das embarcações. A partir dos dados coletados, será desenvolvido o software para o tratamento e previsão das variáveis, bem como um aplicativo de Interface Homem Máquina (IHM) específico para embarcações. A validação do produto será realizada por meio de testes em protótipos.