Projeto 131

INSTITUTO FEDERAL do Paraná (IFPR) ​

Desenvolvimento de sistemas embarcados aplicados à cadeia produtiva da piscicultura (FISH-INOS)

O Paraná é o maior produtor nacional de tilápias. Só na região oeste do estado, que responde por 73% da produção paranaense, a produção de tilápias por metro quadrado de lâmina d’água atinge valores significativos, difíceis de serem encontrados em outros lugares.

Tal resultado decorre de pesquisas sobre tecnologias voltadas à criação de peixes e melhoramento genético e de práticas de manejo, o que garante competitividade aos produtores e empresas da região.

Destaca-se ainda que o cultivo cada vez mais intensivo, aliado às tendências de mercado mais competitivo, apontam para a necessidade de novas tecnologias, principalmente com relação a equipamentos, gestão e controle do processo produtivo. Nesse contexto, o monitoramento adequado de parâmetros de qualidade da água na piscicultura é de fundamental importância para o sucesso do empreendimento, o que exige comprometimento, conhecimento técnico e mão de obra capacitada.

Esses fatores demandam desenvolvimento tecnológico em relação à automatização de processos e equipamentos utilizados na piscicultura. Com o desenvolvimento e a implementação de projetos com soluções inovadoras busca-se a redução da mão de obra operacional, a redução no consumo e desperdício de recursos, como ração, energia elétrica e água, a geração de informações para melhor gestão e controle da produção, ganhos de eficiência produtiva e financeira, além de avanços na sustentabilidade ambiental aplicados à piscicultura nas pequenas e médias propriedades.