IFNMG participa da avaliação parcial do edital 109/2022

No último dia 23 de abril, teve início o ciclo de avaliações parciais dos projetos apoiados pelo Edital 109/202 do Empreendedorismo Inovador da Setec/MEC. O destaque dessa primeira avaliação online foi o projeto do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), intitulado “A conversão do conceito de um dispositivo posicionador para teleterapia mamária pronada em inovação”.

Conduzida por Denise Dantas Muniz, avaliadora externa do Edital 109/2022, juntamente com Lucas Emanuel Pereira das Posses, membro da equipe de Empreendedorismo Inovador, a avaliação proporcionou um espaço para alunos e professores do IFNMG apresentarem uma tecnologia em desenvolvimento. Essa tecnologia visa aprimorar o processo de radioterapia mamária, reduzir seus efeitos colaterais, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e aumentar a sobrevida.

Durante a apresentação, o coordenador do projeto Wagner Leite Araújo, com contribuições do professor e pesquisador, Lenir Abreu Júnior, foram apresentados os processos e etapas da execução da proposta, bem como a prototipação da modelagem tridimensional do produto. Os estudantes também compartilharam suas experiências como bolsistas do projeto, destacando os impactos positivos em suas vidas acadêmicas e profissionais. Uma das bolsistas mencionou que sua participação voluntária no projeto influenciou significativamente seu aprendizado e desenvolvimento na área de seu estágio. 

Ao final, Denise Dantas Muniz, que também é pesquisadora e entusiasta das ações empreendedoras, ofereceu valiosas sugestões para o aprimoramento do projeto, destacando sua importância na transformação social, econômica e ambiental. 

“Essa iniciativa do IFNMG demonstra o compromisso das instituições de ensino na promoção do empreendedorismo acadêmico e na busca por soluções inovadoras para desafios da sociedade. O projeto do dispositivo posicionador para teleterapia mamária pronada representa um passo significativo na direção de melhorias na área da saúde e no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, ressalta a avaliadora. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *