Projeto 100

Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Saco Verde: Conectamos você que quer reciclar as cooperativas do seu município.

O projeto Saco Verde tem como objetivo estimular a separação de recicláveis, conectando pessoas com um futuro sustentável. Para isso, são confeccionados sacos de coleta, utilizando os processos de costura e reúso de banner como material. Esses sacos são distribuídos para a população, de modo que os moradores tenham um recipiente adequado para armazenar o material reciclável, para a posterior coleta realizada pela cooperativa de catadores. No recipiente, tem um QR Code (código de barras bidimensional) para a realização do cadastro automático do local de entrega do saco e da coleta do material.

Atualmente, existe um aplicativo no qual o morador pode solicitar a coleta quando o saco estiver completo com materiais recicláveis. E, para melhorar a logística de coleta, há também uma proposta de aquisição de um carro elétrico de pequeno porte que possa ser utilizado dentro de condomínios fechados, fazendo uma rota em diversos dias da semana, de acordo com as solicitações recebidas no aplicativo.

O material reciclável será deixado em uma caçamba ao lado da portaria do condomínio para, posteriormente, o caminhão da cooperativa realizar a coleta. Dessa maneira, evita-se o tráfego do caminhão a diesel dentro do condomínio. As baterias do carro elétrico serão carregadas diariamente no campus Boituva, que contém uma usina fotovoltaica de 75 kW.

O sistema web utilizado fornece dados de data e hora da solicitação de coleta feita pelo usuário, localização do saco, data e hora da realização da coleta, a qual cooperativa pertence aquele bairro e qual coletor realizou a coleta.

A análise desses dados pode trazer uma otimização para o projeto. Para isso, será implantado um sistema de rastreamento de rota para o carro, baseado em IoT com uso da plataforma Arduino, e comunicação, com intuito de gerar dados de economia de emissão de CO2 e comparação com deslocamento de veículo a combustão.

Neste projeto, a análise de dados será abordada em duas frentes:

  • Análise dos dados para identificação de perfis dos moradores participantes;
  • Estudo de todo o processo e proposta de direcionamento para a transformação digital.

Na primeira frente, busca-se a identificação do perfil das coletas do projeto por meio da análise dos dados já disponíveis no sistema do projeto Saco Verde. Até o momento, são registrados no sistema os dados cadastrais sobre as cooperativas e os moradores participantes, bem como dados transacionais referentes à coleta dos sacos. Os dados disponíveis serão utilizados em uma análise exploratória, usando aprendizado de máquina não supervisionada com algoritmos de agrupamento (clustering). O agrupamento de dados será aplicado para identificar perfis nas coletas. Esses dados servirão, principalmente, para análise do potencial da aplicação e definição de uma metodologia. E, com a expansão do número de moradores atendidos pelo projeto, novas análises poderão ser realizadas seguindo essa metodologia.

A segunda frente de trabalho visa realizar um estudo de todo o processo de reutilização de banners de lona para a produção de ecobags, sob a perspectiva da Economia 4.0. O estudo será realizado com o objetivo de conhecer a situação atual e os possíveis gargalos do processo. A partir dessas informações, serão propostas novas soluções digitais a serem implementadas no futuro, visando a transformação digital (em novos projetos ou por startups, por exemplo).

Conheça mais sobre o projeto, clicando ao lado:

Siga o projeto nas redes sociais