Projetos apoiados pelo Edital Empreendedorismo Inovador são selecionados para evento internacional

Recebemos com muita alegria, na última semana, a notícia de que dois projetos apoiados pelo Edital nº 109/2022 de Empreendedorismo Inovador da Setec/MEC foram selecionados para participar do Web Summit Lisboa 2024, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que acontecerá de 11 a 15 de novembro. A seleção foi resultado de uma busca ativa por startups e negócios inovadores dos ecossistemas do Norte e Nordeste, realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

A ApexBrasil tem como um de seus objetivos estratégicos buscar um maior equilíbrio na participação dos estados brasileiros nas exportações, gerando desenvolvimento regional e ampliando os destinos dos produtos exportados, com destaque para a integração regional e a presença em mercados emergentes.

Entre os projetos selecionados, destaca-se o “Óculos Sensoriais para Cegos – Plataforma Synesthesia Vision”, coordenado pela professora Aida de Araújo Ferreira, do Instituto Federal de Pernambuco. Esta tecnologia permite que o usuário se comunique por meio de radiofrequência com outros dispositivos, facilitando a coleta e transmissão de informações sobre o ambiente. A interação ocorre por meio de um micro botão ou comandos de voz, fornecendo dados essenciais, mesmo sem conexão à internet.

Outro projeto inovador é o “OP-Image Viewer”, do Instituto Federal do Piauí, que desenvolveu um equipamento voltado para auxiliar profissionais da medicina no acompanhamento do tratamento de pacientes com câncer de mama. Utilizando algoritmos de inteligência artificial para análise automática de imagens de ressonância magnética, o dispositivo aprimora a precisão diagnóstica e aumenta significativamente a taxa de sobrevida dos pacientes.

Segundo o professor Otílio Paulo, coordenador do projeto OP-Image Viewer, essa conquista enche toda a equipe de orgulho e os motiva a continuar desenvolvendo soluções inovadoras para a saúde. “Acreditamos que a OP-Image tem grande potencial de internacionalização e de geração de novos negócios, impulsionando o desenvolvimento do setor de saúde e impactando positivamente a vida de milhares de pessoas. Além disso, essa conquista representa um passo decisivo para apresentar a tecnologia ao mundo e alcançar novos patamares de impacto global”, afirmou Otílio. 

A participação dos projetos no Web Summit em Lisboa destaca os resultados significativos da iniciativa Empreendedorismo Inovador na promoção de soluções tecnológicas de impacto global. Essa presença internacional expande oportunidades de mercado e parcerias estratégicas, reafirmando o compromisso da Setec/MEC com o desenvolvimento da Rede Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *