Projeto Empreendedorismo Inovador participa da 10ª edição da CASE

Nos dias 22 e 23 de novembro, São Paulo foi palco da CASE, a principal Conferência de Startups e Empreendedorismo da América Latina. O evento reuniu mentes inovadoras e entusiastas do ecossistema empreendedor em dois dias repletos de muito aprendizado e networking, proporcionando uma conexão valiosa entre startups e empreendedores de todo o Brasil.

Nessa edição, quatro projetos apoiados pelo Empreendedorismo Inovador da Setec tiveram a oportunidade de participar: CIMMEC – Centro de Inteligência de Manutenção Mecânica, desenvolvido pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal); Monstack – Monitoramento e Gestão de Sistemas de Energia, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); KWeed – Redução de Agrotóxicos com Robótica, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); e o projeto Electrosfi: simulador eletromagnético em nuvem computacional, também do IFSP.

Além dos coordenadores e alunos que representaram esses institutos, a equipe de gestão do projeto Empreendedorismo Inovador marcou presença, explorando novas conexões e absorvendo as últimas tendências do mercado. O evento proporcionou insights valiosos, abordando assuntos como o uso da inteligência artificial para inovação, a criação de pontes entre startups e o ecossistema de pesquisa e inovação, estratégias de negócios, competitividade das empresas, tecnologias disruptivas, o impacto do real e o digital, sustentabilidade, empreendedorismo feminino, métricas e monitoramento dos negócios, entre outros.

A participação no evento certamente proporcionou uma nova perspectiva sobre o vasto universo de oportunidades oferecidas pelo empreendedorismo. Com essa bagagem de conhecimento, a expectativa é que os envolvidos no projeto Empreendedorismo Inovador possam potencializar ainda mais seus projetos, transformando ideias em negócios inovadores e, acima de tudo, impactando positivamente a vida das pessoas.

Segundo o coordenador do projeto CIMMEC, o professor Alex Aguiar da Silva, que esteve presente na CASE, o evento foi fantástico. Ele afirmou que teve a oportunidade de conversar com várias startups e entender as dores delas. Inclusive, existem algumas tecnologias que se assemelham muito às tecnologias que o projeto CIMMEC está desenvolvendo. O professor também pôde pegar algumas dicas, conhecer outras formas de angariar recursos, como por meio de outros editais de iniciativas privadas que ele não conhecia muito, e aprender com as palestras. Além disso, ele pôde compreender o que as startups estão construindo e se localizar melhor nesse cenário empreendedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *