Soluções tecnológicas apoiadas pelo Empreendedorismo Inovador conquistam o Prêmio AgroInova 2023

O Projeto TechTrap, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Bento Gonçalves, conquistou o primeiro lugar no Prêmio AgroInova 2023. Já o ForestCloud, projeto do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cáceres, ficou com o 4º lugar. 

A premiação é resultado de uma parceria da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional (Conif), e conta com o apoio operacional da Telebrasil.

E esses dois projetos inovadores estão marcando presença hoje, 14 de junho, no Painel Telebrasil Innovation, principal encontro de conectividade e inovação do Brasil, que está acontecendo no WTC Events Center, em São Paulo.

Durante o evento, os projetos terão a oportunidade de apresentar a grandes empresas e autoridades do setor de tecnologia as soluções inovadoras  desenvolvidas por alunos e professores da Rede Federal, que irão impulsionar a produtividade no campo e ajudar pequenos e grandes produtores na fruticultura e na agricultura familiar. 

Vale ressaltar que as iniciativas premiadas são apoiadas pelo Edital 05/2022 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)/Mec, voltado à promoção do empreendedorismo inovador, com foco na Economia 4.0, executado em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). 

Além de receberem incentivo financeiro da Setec, os projetos também contaram com mentorias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a fim de transformarem conhecimento acadêmico em um modelo de negócio aplicável, diretamente integrado na cultura da inovação e do empreendedorismo, promovendo o desenvolvimento sustentável e a criação de novas tecnologias e serviços.

Sobre os projetos:

TechTrap: a “armadilha tecnológica” é uma solução baseada em Internet of Things (IOT), que visa auxiliar os fruticultores no monitoramento e controle da mosca-das-frutas. A solução é composta por um modelo de utilidade que possibilita automatizar as armadilhas de insetos, tornando-as um dispositivo inteligente, ou seja, utilizando a inteligência artificial para identificar os insetos presentes. A partir disso, realiza a emissão de alertas de infestação e, também, cria mapas de infestação.

ForestCloud: uma plataforma digital, em nuvem, que, por meio da inteligência artificial aplicada a imagens de satélite, realiza a proteção de florestas em tempo integral. Com o uso dessa nova ferramenta, será possível realizar o monitoramento remoto contínuo da plantação, a predição do decaimento fotossintético e da desfolha, o mapeamento preciso do plantio feito por meio de drones, bem como a obtenção de relatórios de inteligência e infográficos detalhados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *