Projeto 262

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS(IFMG) ​

Aperfeiçoamento do Software de Integração da Geoestatística à Metodologia Bayesiana para geração de mapas de precisão na Agronomia 4.0 (KSplit)

O setor agrícola é um dos mais importantes para a economia brasileira. E sua atividade necessita do uso de novas tecnologias, a fim de melhorar a produção e reduzir custos.

Nesse sentido, o projeto “Aperfeiçoamento do Software de Integração da Geoestatística à Metodologia Bayesiana para geração de mapas de precisão na Agronomia 4.0” tem a  possibilidade de atingir um mercado global, pois o mapeamento de solo é um dos pilares fundamentais para entender o solo, planejar o plantio de culturas e realizar a aplicação de insumos e o manejo de forma inteligente. 

Logo, a existência de um método que demonstra melhorias em um método já existente, sem apresentar maiores gastos em sua utilização é algo que certamente será bem aceito no mercado.

O método mais usado atualmente é o de Krigagem Ordinária, considerado o mais eficiente para o mapeamento de solo, quando satisfeitas algumas condições necessárias para sua aplicação. No entanto, quando não satisfeitas essas condições, poderá resultar em drásticos erros de mapeamento caso o ajuste seja forçado e, consequentemente, elevando os custos com insumos e causando a intoxicação do solo por excesso e/ou falta de alguns nutrientes.

Diante disso, o projeto desenvolvido pelo Instituto Federal do Norte de Minas tem como método a Krigagem das Partes (Split Kriging), que basicamente busca garantir o que é chamado de estacionaridade da média nos dados amostrais, sendo a condição fundamental para obtenção de mapas precisos de Krigagem. Essa versão aprimorada busca subdividir a área amostrada de maneira inteligente, gerando mapas dos grupos de amostras, onde esses grupos terão a condição da estacionaridade garantida, ao contrário do que é feito atualmente sem a verificação dessa condição, pois para definição desses grupos é utilizado o método bayesiano pelo modelo de partição produto espacial, que garantirá as condições necessárias para criação de mapas mais precisos.

Siga o projeto nas redes sociais