Projeto 90

Instituto Federal Goiano (IFgoiano)

Monitoramento dos níveis de CO2 para o manejo da qualidade dos grãos em silos horizontais e espaços confinados em unidades armazenadoras

O monitoramento em tempo real dos níveis de dióxido de carbono (CO2) no interior dos silos horizontais (graneleiros) pode ser utilizado como uma ferramenta de prevenção e antecipação da deterioração dos grãos. Além do que, elevados valores de CO2 presente na atmosfera em ambientes confinados em uma unidade armazenadora, ou seja, que possuem pouca ou nenhuma ventilação, como, por exemplo: moegas e túneis, também, podem ocasionar acidentes de trabalho.

Sendo assim, com a execução deste projeto, busca-se a inovação na área da Indústria 4.0, por meio do monitoramento e aquisição de dados e inteligência artificial referente aos níveis de CO2 presentes em diferentes locais de uma unidade armazenadora de grãos. Além disso, pretende-se acompanhar o processo de manejo da qualidade de grãos armazenados em silos horizontais, que compõem a maior parte da capacidade estática da rede armazenadora brasileira.

Espera-se também promover o aumento da segurança nas operações nos diversos locais que possuem espaços confinados em uma unidade armazenadora, por meio do monitoramento em tempo real dos níveis de CO2. Estes espaços confinados, como, túneis, poços e ambientes internos de silos possuem restrições em relação à ventilação e a renovação de ar, por isso, apresentam risco constante para os colaboradores que executam as atividades nestes locais.

Neste contexto, espera-se o monitoramento mais preciso da qualidade dos grãos por meio do acompanhamento contínuo dos níveis de CO2 visando o armazenamento seguro dos produtos. Almeja-se ainda com a utilização desta ferramenta de manejo da qualidade dos grãos, ofertar às empresas da área de pós-colheita e aos produtores, informações técnicas eficientes e de baixo custo para a manutenção da qualidade dos grãos durante a fase pós-colheita para o processamento industrial.

Veja as fotos do projeto e entenda as etapas de pesquisa, manejo da qualidade dos grãos, monitoramento dos níveis de CO2 durante o armazenamento do produto e a segurança do espaço de armazenagem.